O termo
'Arquitetura de um computador' refere-se aos atributos de um sistema que são
visíveis para o programador. Os atributos que tem impacto direto sobre a lógica
de um programa. Exemplos: número de bits de um tipo de dados; Endereçamento de memória;
Já o termo
'Organização de um computador' refere-se as unidades operacionais e suas
interconexões que implementam as especificações da sua arquitetura. Exemplos: Sinais
emitidos por uma interface; Controle do barramento;
Uma família de
modelos podem conter a mesma arquitetura e diferentes organizações.
Estruturação e Função
• O sistema é complexo;
• O sistema é complexo;
• Organizado em
hierarquia;
• Cada elemento
da hierarquia é considerado um subsistema;
Hierarquia |
Hierarquia |
O comportamento
de cada nível depende apenas de uma caracterização abstrata. Em cada nível o
projetista deve levar em consideração:
• Estrutura: O
modo como os componentes estão inter-relacionados;
• Função: a
operação de cada componente individual;
Função
São funções de
um computador: processamento de Dados; Armazenamento de Dados; Transferência de Dados; Controle.
Estrutura
Estrutura
Interna: Unidade central de processamento (CPU); Memória principal; Dispositivos de Entrada e Saída; Sistema de Interconexão.
Barramento do Sistema
Barramento é a
ligação entre os elementos E/S (Dispositivos de Entrada e Saida, que através do
barramento são utilizados pelo computador para interação com o mundo exterior
ou como apoio as funções básicas.), Memória (uma unidade de armazenamento de
dados, seja temporária ou permanente) e CPU.
Referência • STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores.
5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário