domingo, 20 de setembro de 2015

Arquitetura e organização de computadores

       O termo 'Arquitetura de um computador' refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador. Os atributos que tem impacto direto sobre a lógica de um programa. Exemplos: número de bits de um tipo de dados;  Endereçamento de memória;
       Já o termo 'Organização de um computador' refere-se as unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações da sua arquitetura. Exemplos: Sinais emitidos por uma interface; Controle do barramento;
       Uma família de modelos podem conter a mesma arquitetura e diferentes organizações.

       Estruturação e Função

       • O sistema é complexo;
       • Organizado em hierarquia;
       • Cada elemento da hierarquia é considerado um subsistema;


          
Hierarquia
Hierarquia

       O comportamento de cada nível depende apenas de uma caracterização abstrata. Em cada nível o projetista deve levar em consideração:
       • Estrutura: O modo como os componentes estão inter-relacionados;
       • Função: a operação de cada componente individual;

      Função  

      São funções de um computador: processamento de Dados;  Armazenamento de Dados;  Transferência de Dados;  Controle. 
                                     

     Estrutura


  Estrutura Interna: Unidade central de processamento (CPU);  Memória principal;  Dispositivos de Entrada e Saída;  Sistema de Interconexão. 


       Barramento do Sistema

     Barramento é a ligação entre os elementos E/S (Dispositivos de Entrada e Saida, que através do barramento são utilizados pelo computador para interação com o mundo exterior ou como apoio as funções básicas.), Memória (uma unidade de armazenamento de dados, seja temporária ou permanente) e CPU.

Referência • STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

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