Essa fuga de energia fica alojada nas extremidades metálicas dos equipamentos, o que é normal. Em um computador, isso acontece com muita frequência devido aos vários componentes elétricos que funcionam em seu interior e pode ocasionar choques ao encostarmos em sua superfície.
O choque acontece porque existe diferença de potencial entre a pessoa e o equipamento (geladeira, computador, etc.), o que ocasiona uma descarga elétrica. Esse choque não é muito forte e não causa grandes danos à saúde. No entanto, ao conectar equipamentos que possuem diferença de potencial entre si, essa descarga elétrica (por menor que seja) pode danificar os componentes mais sensíveis, como a porta paralela de uma impressora ou a placa de rede.
O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra (é daí que surgiu seu nome).
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Você já deve ter notado no plug que liga o computador à tomada. Pois bem, o terceiro pino é chamado de “terra”.
Referência:
http://www.tecmundo.com.br/fonte/2033-o-que-e-aterramento-.htm
Tomada três pinos |
Referência:
http://www.tecmundo.com.br/fonte/2033-o-que-e-aterramento-.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário