quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Como proteger meu equipamento? Filtro de linha, estabilizador ou nobreaks?

             Como a energia fornecida em nosso país não é uma energia limpa e estável, alguns equipamentos precisam ser protegidos por dispositivo que elimina ou diminui a diferença de tensão recebida por eles, evitando assim que sejam danificados.


Filtro de Linha

             O filtro de linha elimina ruídos e picos de tensão e protege contra curto-circuito e sobrecarga de tensão. O filtro de linha tem um componente principal que se chama varistor e se encontra em paralelo com a rede. Quando acontece um pico de tensão (transiente), o varistor absorve essa energia ou caso o transiente seja muito grande, provoca um curto circuito no varistor o que faz com que o fusível seja queimado, protegendo assim os equipamentos conectados no filtro de linha.






Estabilizador de tensão

        Possuem a mesma função que o filtro de linha e além disso protegem os equipamentos eletrônicos de variações bruscas de tensão. 

             Os estabilizadores possuem um microprocessador que mede constantemente a entrada e a saída de tensão do estabilizador. Caso a tensão esteja baixa, o estabilizador vai elevar sua potência através do transformados interno, ao mesmo tempo se a potência vier alta demais, o estabilizador limitará essa energia para que o equipamento ligado nele receba o nível mais próximo do ideal.


           
Nobreacks

             Além de estabilizar a tensão e possuir um filtro de linha interno, o dispositivo protege os equipamentos nele ligados em caso de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. O nobreack é uma fonte de alimentação ininterrupta. Ele fica ligado na tomada, mas quando a energia cai, ele passa a funcionar por meio de baterias instaladas no seu interior. 


Referência:
https://www.youtube.com/watch?v=kifh0dUw0P4


Nenhum comentário:

Postar um comentário