Paralelismo
Para que um processador consiga executar uma sequência de instruções mais rapidamente várias abordagens podem ser tentadas. Algumas abordagens atuam na implementação física do processador, tal como utilizar transistores mais rápidos. Outra abordagem é realizar melhoramentos na arquitetura. Uma forma de melhorar a arquitetura é adicionar paralelismo em nível de instrução. Processadores com paralelismo em nível de instrução podem executar instruções de forma paralela e, idealmente, de forma transparente para o programador.
Uma técnica bastante utilizada para alcançar o paralelismo em nível de instruções é o uso de pipeline. A técnica do pipeline tira proveito do fato de que uma instrução de máquina pode ser dividida em uma sequência de etapas intermediárias. Em uma arquitetura MIPS, por exemplo, cada instrução pode ser divididas em cinco etapas: busca, decodificação, execução, escrita em memória e escrita nos registradores. Como cada instrução está realizando apenas uma dessas etapas em um instante de tempo, mais de uma instrução pode ser executada em um mesmo instante de tempo desde que elas não estejam na mesma etapa.
Clock
O Clock basicamente é a velocidade que o processador ou outro dispositivo consegue operar, em ciclos por segundo.
O clock é multiplicado pela quantidade de núcleos do processador. Se temos um processador quad-core (quatro núcleos) de 2.1GHz teremos no total um clock de 8.4GHz.
Ai voltamos na arquitetura de 32 e 64 bits. Se o processador for de arquitetura 32 bits ele processará 32 bits a cada ciclo e assim sucessivamente.
Referência:
https://sites.google.com/a/ee.ufcg.edu.br/otacilio/resenha-unidade-4---paralelismo-em-nivel-de-instrucao
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